terça-feira, 20 de outubro de 2015

Gestão do orçamento municipal foi tema de curso em SP


O vereador Paulo Camolesi (PV), junto de sua assessoria, esteve nos dias 15 e 16 de outubro em São
Paulo para participar de curso sobre gestão do orçamento municipal. As aulas ocorreram na OSCIP Oficina Municipal e foram subsidiadas pela Fundação Konrad Adenauer, instituição alemã com perfil cristão-democrático e que já está no Brasil há mais de 40 anos. O curso foi ministrado pelo Prof. Dr. Valdemir Pires, professor no curso de administração pública na UNESP de Araraquara e ex-secretário de finanças de Piracicaba.
Contando com a participação de cerca de 25 pessoas das mais variadas cidades paulistas, dentre funcionários do Executivo, Legislativo e também de consultores da área pública, o programa do curso se dividiu em 4 eixos, a saber: 1) orçamento público: definições e natureza programática; 2) sistema orçamentário: a ‘anatomia’ da orçamentação; 3) processo orçamentário: o ‘metabolismo’ da orçamentação; 4) orçamento participativo: um ‘alimento’ ou um ‘remédio’ democrático?. A dinâmica organizacional da sala foi o círculo, no qual o professor, na medida da exposição do conteúdo, também respondia questionamentos e abria espaço para considerações dos participantes sobre cada realidade, de modo a agregar ainda mais informações.

Explicando a dinâmica orçamentária, como Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA), o professor Pires explicou as principais características de cada lei, salientou alguns pontos importantes em cada uma delas e depois, ao final, comentou sobre as experiências do orçamento participativo que ele teve conhecimento.

A Oficina Municipal frequentemente oferece cursos subsidiados (sem custo ao participante) voltados à área da administração pública e suas ferramentas. Os custos da viagem à SP podem ser verificados no site sobre transparência da Câmara de Vereadores de Piracicaba.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Antecipadamente agradecemos seu comentário.

Att.,
Mandato Coletivo