terça-feira, 20 de outubro de 2015

Containoteca: projeto cultural infantil

Garoto lendo o livro Anjos e Demônios
Foto: Natália Pedrolli Marim
No último dia 17, a partir das 10h, aconteceu a inauguração da Containoteca, projeto cultural infantil alavancado por Bruna Giacomini que consiste em uma biblioteca no container doado pela empresa Bauma. A iniciativa da analista de recursos humanos e administradora da empresa Recupere Engenharia propõe ampliar o conhecimento das pessoas. O acervo bibliográfico foi instalado na rua Dalgo Afonso Migliolo com a rua Alfazema, 260, no bairro Jardim Santa Ignês.

O evento contou com muita música e distribuição gratuita de pipoca, cachorro quente, algodão doce, sorvete, refrigerante e água aos participantes.

Mãe mostrando o livro para seu filho
Foto: Natália Pedrolli Marim

A biblioteca é uma construção na qual as pessoas do bairro podem emprestar livros de diversos gêneros: infantis (contos, gibis, educativos), didáticos (apostilas escolares), literatura brasileira, religiosos e outros. “O propósito inicial era ter apenas livros infantis, porém vários outros tipos foram surgindo. Assim, os pais também podem ler junto com os filhos, incentivando-os”, contou Bruna. O prazo para devolução é de uma semana ou um mês, dependendo da quantidade de páginas.

“Ler é um aprendizado importante. Para meu afilhado, espero uma carreira de sucesso e que ele cresça profissionalmente. A biblioteca é uma nova opção para isso”, mencionou Francisco da Cruz, habitante do Jardim Santa Ignês.

A comunicação sobre a inauguração foi mediante os funcionários da Recupere Engenharia, que passaram em todas as residências do bairro avisando os moradores e levando-lhes um convite.

Vereador Paulo Camolesi e Bruna Giacomini
Foto: Natália Pedrolli Marim
A ideia da criação surgiu de Bruna e seu pai, que sempre gostaram de ajudar as pessoas. “Já pensei em começar uma ONG, uma associação, porém é muito difícil. Às vezes, os moradores querem sair um pouco de suas casas, então utilizamos uma parte do terreno da empresa para construção desta ‘pracinha’”, afirmou ela.

O objetivo do projeto é proporcionar às pessoas uma atividade para ocupar o tempo, tirando-as da rua. Além disso, ampliar as visões para o mundo, estimular a imaginação, incentivar a leitura e criar este hábito são outros focos da proposta.

“Ler é muito importante para o crescimento e desenvolvimento das crianças. A construção da biblioteca foi muito benéfica para a região”, disse Airton Barbosa, morador do bairro.

Menina colorindo os livros produzidos pela Recupere Engenharia
Foto: Natália Pedrolli Marim
A princípio, a biblioteca funcionará apenas aos sábados. Porém, o interesse é em deixá-la aberta diariamente, fechando somente à noite. Em 14 de novembro, será oferecida uma oficina de ciências às crianças, ensinando mistura de tintas, experimentos, produção de objetos com material reciclável e brincadeiras.

No final, cada criança recebeu lápis de cor e um livro para colorir, confeccionado pela empresa Recupere Engenharia.

Todas as obras literárias presentes no recinto foram doadas. Qualquer um pode colaborar. Basta entrar em contato com Bruna, nos telefones: 3414-4021 e 99604-7827 ou pelo e-mail: bruna@recupereengenharia.com.br.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Antecipadamente agradecemos seu comentário.

Att.,
Mandato Coletivo