quarta-feira, 7 de outubro de 2015

AÇÕES DO MANDATO COLETIVO NOS BAIRROS


O Mandato Coletivo (MC) é uma proposta diferente de fazer política, que visa a participação do povo nas decisões do vereador referentes aos projetos que tramitam na Câmara de Vereadores, levando o legislador a votar de acordo com o consenso do grupo.  Com isso, o voto não seria somente do vereador, mas de todos que o acompanham. Sendo assim, o parlamentar é acompanhado de perto, como é o caso do vereador Paulo Camolesi (PV). Isso é muito importante, pois, assim, o vereador estará mais próximo dos anseios da população e em busca do bem comum.

O MC vem com esta proposta desde sua campanha política e, hoje eleito, o vereador vem trabalhando com afinco para implantação de grupos nas comunidades.  Em apenas dois anos e meio, já temos mais de seis grupos em andamento, que se reúnem quinzenal ou mensalmente. Eles estão localizados em diversos bairros, como por exemplo: Anhumas, Noiva da Colina, entre outros.
Reunião do Noiva da Colina
O objetivo principal da proposta é estudar, discutir política entendendo como ela funciona, além de levantar as necessidades da comunidade, como é o caso do bairro Noiva da Colina. Nele, há um grupo formado por poucas pessoas, mas valentes, que estão buscando melhorias para o lugar.  Este grupo comunitário iniciou suas ações no dia 10 de outubro de 2014, totalizando um ano de existência, e já discutiu a proposta de instalação do canil da Guarda Civil no bairro, mas infelizmente não foi possível devido ao impedimento da legislação atual. Outras reivindicações foram feitas pela comunidade através de abaixo-assinado no bairro, em que pediram à Semuttran um estudo de alteração de direção nas principais ruas da região.  Brito, Geraldo, Avelino, Zezinho, Japão e outros colheram, de casa em casa, mais de 345 assinaturas, e também explicaram aos moradores sobre a proposta.  Estes cidadãos deixaram seus afazeres pessoais em busca de um bem comum. Após colhidas as assinaturas, foi protocolado na Semuttran o pedido do estudo e a mudança já está acontecendo.

O grupo do Mandato Coletivo do Noiva da Colina agradeceu todas as pessoas que contribuíram com as assinaturas e, ao mesmo tempo, ficou surpreso quando receberam, em suas residências, cartas escritas por vereadores, nas quais explicitavam que foram os políticos que conseguiram as melhorias no bairro. Toda ajuda é bem-vinda, mas e o trabalho dos moradores, como fica?
Além da questão do trânsito, o grupo do Noiva da Colina está buscando mais benefícios para os bairros, através de reinvindicações como: revitalização na praça Iraci Manicardi Baltieri - entrada do bairro, limpeza dos córregos, iluminação e reforma da calçada da praça, pista de caminhada, academia ao ar livre coberta, como no Cecap, brinquedos para as crianças, troca da rede de esgoto dos bairros, que é de diâmetro pequeno e antiga para uma melhor, bolsão de estacionamento na praça para facilitar o uso do local, construção de creche para idosos, colocação de aduelas junto à ponte da Avenida Antonia Pizzinato Sturion, substituindo a tubulação, que é pequena para a vazão das enchentes, construção de um varejão municipal na rua Manoel Ferreira Pinto esquina com a rua Prof. Eulálio de Arruda Mello, dentre muitas outras.

CONVITE: E aí? Você que só fica a reclamar da situação, que tal juntar-se a nós? Quando somarmos forças, conseguiremos transformar a sociedade. Aguarde o convite da próxima reunião. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Antecipadamente agradecemos seu comentário.

Att.,
Mandato Coletivo