sexta-feira, 26 de junho de 2015

Prefeitura fala sobre problemas em cemitério

Foto: Junior Cardoso
O secretário da Sedema (Secretaria de Defesa do Meio Ambiente), Rogério Vidal, respondeu ao requerimento 215/ 2015, do vereador Paulo Camolesi (PV) sobre a situação que se encontrava em março o cemitério da Saudade, na região da Vila Independência.

Pouco depois de aprovado pelos parlamentares da Câmara de Vereadores e enviado, a resposta chegou, mas não trouxe esperança para quem luta por melhorias no local. 

O vereador começou o requerimento questionando o Poder Executivo se existe uma equipe específica designada pela secretaria para a manutenção do Cemitério e o porquê dos serviços de manutenção não estarem sendo executados adequadamente. 

Em resposta, o secretário disse que "a manutenção engloba diversos serviços e obras necessitando para isso funcionários públicos e terceirizados de diversas secretarias, além de contratação de obras específicas”, ressaltando que o “Cemitério conta com serviços rotineiros como varrição, corte de mato, limpeza dos sanitários, refeitório, Capela, recolhimento de coroas de flores e vasos, entre outros”.

Esses serviços têm periodicidades variáveis de diárias a até bimestral (como o corte de mato entre os túmulos). Também são executados serviços de manejo de arborização (poda, plantio e supressão), conforme as necessidades. De forma rotineira, acontece a pavimentação interna entre as quadras, nas áreas livres entre os túmulos, além dos serviços operacionais para sepultamentos como abertura de jazigos, enterros e exumações.

Os serviços de manutenção rotineiros e os operacionais são prestados através de contrato específico e no momento encontra-se em andamento novo processo licitatório, segundo informou Vidal.

Questionado ainda por Camolesi sobre os animais abandonados no local e sobre a proliferação de bichos terrestres, o secretário destaca a “atuação da Secretaria Municipal de Saúde através do Centro de Controle de Zoonozes para o controle de vetores como baratas e escorpiões. Quanto aos gatos, existe parceria com entidades protetoras dos animais que realizam o monitoramento dos mesmos com castração, vacinação". Afirmou também que a Prefeitura doa ração para que voluntários ofereçam aos gatos.

O vereador perguntou ainda se existe a possibilidade de envolver pessoas em cumprimento de pena no regime semiaberto para execução de serviços no local, conforme estabelecido em lei. Em resposta, o secretário disse ter interesse e que já usou do método em outros projetos, mas que no momento "não há disponibilidade de detentos”.

 Sobre obras de melhorias que vem sendo executadas, Vidal falou de algumas como a reforma do Portal, dos muros, da Capela e das construções de sanitários, ossuário, além da implantação de rampa de acesso e instalação de câmaras de monitoramento. Estão sendo feitos ainda ações de embelezamento como as pinturas no muro da Avenida Independência.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Antecipadamente agradecemos seu comentário.

Att.,
Mandato Coletivo