Estimulando o uso da bicicleta como meio de transporte sustentável, o vereador Paulo Camolesi (PV) alterou e acrescentou nova redação ao artigo 128 da lei complementar 206/2007. A propositura que dispõe as normas para edificações no município tem agora um novo dispositivo que reserva 5% do total de vagas destinadas para automóveis, resguardadas no mínimo cinco vagas para bicicletas, incluindo a instalação de bicicletário.
A nova redação foi apresentada no projeto de lei complementar 34/2013 e aprovada na reunião ordinária desta quinta-feira (14). Para o vereador, a mudança é importante para atender uma nova tendência nas principais cidades brasileiras: a locomoção por bicicletas. “Piracicaba é carente em vagas de estacionamentos para bicicletas e, desta forma, estabelecer critérios para a implantação desses estacionamentos no contexto municipal torna-se relevante”, defende Camolesi.
Uma das justificativas do vereador na propositura é a lei 12.587/2012 sobre a Política Nacional de Mobilidade Urbana, que orienta que o sistema de mobilidade urbana é o conjunto organizado que garante o deslocamento de pessoas. Diante disso, o vereador acredita que os estacionamentos são estruturas fundamentos de mobilidade nos centros urbanos. “Sua insuficiência causa transtornos aos demais usuários das vias e passeios pela tentativa do usuário estacionar a bicicleta em local inapropriado”, comenta o vereador no texto da propositura.
Camolesi comenta ainda que em Piracicaba o uso de bicicletas é muito adotado pela população, mas a realidade da cidade não é para esse transporte, já que ainda é insuficiente a infraestrutura para estacionamentos. “A falta de segurança dos ciclistas, além de trazer dificuldade, inibe a adesão de novos usuários”, critica o parlamentar.
A nova redação foi apresentada no projeto de lei complementar 34/2013 e aprovada na reunião ordinária desta quinta-feira (14). Para o vereador, a mudança é importante para atender uma nova tendência nas principais cidades brasileiras: a locomoção por bicicletas. “Piracicaba é carente em vagas de estacionamentos para bicicletas e, desta forma, estabelecer critérios para a implantação desses estacionamentos no contexto municipal torna-se relevante”, defende Camolesi.
Uma das justificativas do vereador na propositura é a lei 12.587/2012 sobre a Política Nacional de Mobilidade Urbana, que orienta que o sistema de mobilidade urbana é o conjunto organizado que garante o deslocamento de pessoas. Diante disso, o vereador acredita que os estacionamentos são estruturas fundamentos de mobilidade nos centros urbanos. “Sua insuficiência causa transtornos aos demais usuários das vias e passeios pela tentativa do usuário estacionar a bicicleta em local inapropriado”, comenta o vereador no texto da propositura.
Camolesi comenta ainda que em Piracicaba o uso de bicicletas é muito adotado pela população, mas a realidade da cidade não é para esse transporte, já que ainda é insuficiente a infraestrutura para estacionamentos. “A falta de segurança dos ciclistas, além de trazer dificuldade, inibe a adesão de novos usuários”, critica o parlamentar.
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