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Todas as propagandas de
bebidas alcoólicas nos meios de comunicação social serão proibidas se o projeto
de lei número 83 da Câmara dos Deputados for aprovado atendendo a moção de
apelo do vereador Paulo Camolesi (Rede) que será votada na Câmara. Além disso, a moção
sugere a inclusão de novos dispositivos na propaganda dos rótulos das
embalagens, expondo as mazelas que essa substância pode causar à saúde humana,
da mesma forma que é feito com o cigarro. A propositura da Câmara Federal
dispõe sobre o Dia Nacional de Prevenção e de Combate ao Alcoolismo e às
Drogas, tornando a propaganda mais restritiva.
Segundo pesquisa divulgada
em 2014 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil está acima da média
mundial em consumo de bebidas alcoólicas. O levantamento aponta que foram
consumidos, em média, 8,7 litros de álcool por ano/pessoa, entre 2008 e 2010,
em nosso país. A média mundial calculada pela OMS é de 6,2 litros, considerando
o público maior de 15 anos.
Ainda de acordo com o
levantamento, em média, 5 anos de vida são perdidos no Brasil por conta do
consumo de bebida alcoólica. Além disso, estudo apresentado pela OMS aponta
que, em 2012, cerca de 3,3 milhões de pessoas morreram no mundo todo por
consequência do consumo exacerbado de álcool.
Quem também defende essa
ideia é a assessora principal sobre abuso de substâncias e álcool da OMS,
Maristela Monteiro. “Há uma cultura de consumo de álcool instalada na América
Latina, criando um grave problema de saúde pública regional. O
álcool não afeta só quem bebe. Aumentam os episódios de violência, acidentes de
trânsito e baixa a produtividade do país”, ressaltou.
Muito bom o texto. Já estava na hora de se tentar, de alguma forma, coibir a propaganda de cervejas e outras bebidas.
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