segunda-feira, 14 de março de 2016

PARÓQUIA DE SÃO JUDAS TADEU CELEBRA 60 ANOS

Igreja São Judas Tadeu
Foto: Antonio Oswaldo Storel
No próximo dia 19 de março a Paróquia de São Judas Tadeu, na Diocese de Piracicaba, estará comemorando o seu 60º aniversário de instalação mostrando que construiu, nesse período, uma rica história de evangelização, religiosidade e desenvolvimento social junto à população piracicabana residente nos bairros que compõem o seu território geográfico.

E essa história está totalmente integrada à vida da Ordem dos Cônegos Premonstratenses em nossa cidade. Convidados pelo então Bispo Diocesano Dom Ernesto de Paula, ele mesmo antigo aluno do Seminário Arquidiocesano dirigido pela Ordem em Pirapora do Bom Jesus, foi em dezembro de 1953 que chegaram os primeiros padres da Ordem, para auxiliar no Seminário Diocesano de Piracicaba.

Sentindo que a população do Bairro Vila Independência, Bairro dos alemães e adjacências crescia rapidamente e a maioria, sendo católica, tinha que deslocar-se até a Paróquia do Senhor Bom Jesus do Monte, na Rua Moraes Barros, ou até a Paróquia de São Dimas, para participar dos ritos religiosos, o Bispo Dom Ernesto de Paula começou a pensar na criação de uma nova paróquia que viesse a atender aqueles bairros. Vislumbrou então, um espaçoso terreno situado na esquina da Avenida Independência e Rua Barão de Piracicamirim, onde havia um campo de futebol. E foi ali que em 19 de março de 1956 aconteceu a instalação da Paróquia de São Judas Tadeu, deixando a sua coordenação e desenvolvimento para os cônegos premonstratenses que se encontravam em Piracicaba.

Inicialmente, foi indicado o Cônego Otto Van der Burgt, que tomou posse em 15 de abril de 1956, como pároco e o Cônego Henrique Ribeiro da Fonseca como seu auxiliar e que o sucedeu depois, para começarem os trabalhos. Construíram então uma pequena capela na Avenida Independência e foi depois de 1960 que começou a construção da atual igreja de São Judas Tadeu que demorou bastante para terminar. Os dois padres envolveram-se pessoalmente na construção e as pessoas que conheceram essa parte da história da paróquia, afirmam que todos os  vitrais de acrílico colorido, fundidos em concreto, foram desenhados pelo Cônego Henrique que vivia o dia todo no meio das obras.

Nos primeiros anos funcionou também uma escola paroquial ao lado da igreja que mais tarde parou por motivos financeiros. Além da Casa Paroquial, anexa à igreja, também foi construído, do outro lado, um grande e funcional salão social que acabou servindo a muitas atividades da comunidade.

Depois, a paróquia teve ainda como párocos, o Pe. Bruno Gary de Fonseca, o Pe. Luiz de Almeida Castro, e o Pe. Pedro Van Haaren. No dia 1º de dezembro de 1990, o então Bispo Diocesano Dom Eduardo Koaik, deu posse ao novo pároco, o Pe. Paulo Haenraets, que permaneceu por 15 anos. Desde dezembro de 2013, o Pe. Norberto Cazellotto Júnior é o pároco da Paróquia de São Judas Tadeu.

Ressalte-se que a paróquia desenvolveu um grande esforço para a organização da catequese familiar e catequese para adultos, chegando mesmo a ser editados alguns livros baseados nessa experiência evangelizadora.

A paróquia envolve várias comunidades, desde as tradicionais como a capela de São Pedro em Monte Alegre, a capela São José em Tupi (que a partir de 2011 transformou-se em nova paróquia), a capela de Nossa Senhora Aparecida no Morro Grande, como as novas que foram organizadas durante sua história, como a capela de São Norberto no Jardim Brasília, a capela de Nova Jerusalém no Jardim Potiguar, São Paulo Apóstolo, São Roque, São Francisco e Santa Isabel.

Por tão grata efeméride, o Vereador Paulo Camolesi propôs uma Moção de Aplausos à Paróquia de são Judas Tadeu que, após aprovada pelo plenário da Câmara deverá ser entregue ao Pároco, em uma das celebrações.

As festividades para as comemorações dos 60 anos de existência da Paróquia de São Judas Tadeu serão realizadas juntamente com as tradicionais festas do padroeiro, São Judas Tadeu, que se realizam no dia 28 de outubro, quando recebe milhares de visitantes. 

2 comentários:

  1. Parabéns à nossa Igreja Católica e à Igreja São Judas Tadeu pelos 60 anos de dedicação.
    Eu tive a graça de ser ministra extraordinária da comunhão eucarística nesta igreja, onde adotei como Paróquia.
    Parabéns à ordem Premonstratense, pelos padres que enviou para estar à frente da Paróquia, que servem com tanta dedicacao e amor à Deus e aos fiéis. Deus os abençoe e os fortaleça diariamente na vocação.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns à nossa Igreja Católica e à Igreja São Judas Tadeu pelos 60 anos de dedicação.
    Eu tive a graça de ser ministra extraordinária da comunhão eucarística nesta igreja, onde adotei como Paróquia.
    Parabéns à ordem Premonstratense, pelos padres que enviou para estar à frente da Paróquia, que servem com tanta dedicacao e amor à Deus e aos fiéis. Deus os abençoe e os fortaleça diariamente na vocação.

    ResponderExcluir

Olá!
Antecipadamente agradecemos seu comentário.

Att.,
Mandato Coletivo