segunda-feira, 7 de março de 2016

Memória de reunião com moradores sobre repúblicas barulhentas

A 6ª reunião com os moradores do bairro Vila Independência e adjacências sobre repúblicas barulhentas foi  realizada na última sexta, 04, em sala cedida pela igreja do bairro, São Judas. No encontro estiveram presentes moradores, representantes do CALQ e do Conselho de Repúblicas,  representantes da PM e da Guarda Civil Municipal. O vereador Paulo Camolesi não compareceu, pois estava em audiência pública na Câmara de Vereadores.

De modo geral, por conta da volta às aulas, os moradores reclamaram novamente dos transtornos ocasionados pelas repúblicas, sendo que três deles entraram em contato com Pelotão Ambiental ou PM. O que tem ocorrido nesse início de ano é a chamada 'serenata', ocasião em que outros estudantes passam fazendo barulho  nas repúblicas, além das festas já conhecidas.

O Cabo Rogério, enviado pela PM, deu novas orientações aos moradores. Solicitou que chamem a PM caso haja perturbação ao sossego público e que, mesmo que o barulho tenha terminado antes da chegada da polícia, que o morador solicite um boletim de ocorrência, onde serão qualificados civilmente morador e estudante responsável pela república, no caso. Com o BO feito, o morador pode encaminhar-se até um Juizado Especial Civil/ Criminal  e abrir um processo jurídico gratuitamente. Aqui na cidade quem presta esse serviço é o curso de direito da Unimep, rua Alferez, centro.
Com o processo aberto, as partes são chamadas para uma audiência no próprio JEC e, se não houver acordo, para uma audiência com o Juiz. " É de extrema importância o BO, com a qualificação dos estudantes, caso contrário o processo na Justiça não pode ser aberto", salientou o cabo da PM.

Além disso, a estudante Maryane, representante do CALQ, salientou que o centro acadêmico vem trabalhando a questão da conscientização com os alunos ingressantes sobre a boa convivência com a comunidade piracicabana. Os representantes do Conselho de Repúblicas  se prontificaram à auxiliar os moradores fazendo um levantamento das repúblicas existentes e, principalmente, das que foram apontadas num questionário preenchido pelos moradores e encaminhado ao MP e à ESALQ.

Além disso, os moradores escolheram 3 representantes (Carmen, Seo Carlos e Rodolfo) para participar de reuniões com o promotor, diretor da Esalq e prefeito. A reunião com a promotoria ficou agendada para dia 18, à tarde. Nos demais órgãos o gabinete se comprometeu a agendá-las.

A próxima reunião está prevista para  dia 08/04, sexta, no mesmo local.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Antecipadamente agradecemos seu comentário.

Att.,
Mandato Coletivo