quarta-feira, 16 de setembro de 2015

ÁGUA DE REUSO: INDICAÇÃO DE CAMOLESI MERECE EXPERIÊNCIA PRÁTICA


Camolesi já apresentou diversas sugestões
sobre o consumo consciente d'água
Foto: Paulo Ricardo dos Santos
A Indicação nº 2540, datada de 06 de agosto de 2014, do Vereador Paulo Camolesi, sugerindo ao Chefe do Executivo a adoção de providências junto ao SEMAE, no intuito de construir uma Estação de Produção de Água Reuso que faça o tratamento terciário do esgoto, está sendo alvo de experimentação por parte do Comitê de Bacias Piracicaba, Capivari, Jundiaí.


Segundo informações prestadas em programa radiofônico pelo  presidente do Comitê de Bacias Hidrográficas PCJ, o Prefeito Gabriel Ferrato afirmou que os gestores da Bacia,  seguindo as experiências concretas já realizadas e colocadas em prática pela SANASA de Campinas que já possui a segunda Estação desse tipo em funcionamento, pretendem comprovar os aspectos positivos dessa metodologia para estimular o seu emprego nos municípios da região.

No Município de Campinas, a água produzida pelas Estações de Reuso tem o objetivo de substituir a água tratada potável que é utilizada pelas indústrias para resfriamento de equipamentos, lavagem de pisos, pelo Corpo de Bombeiros para combate a incêndios e mesmo nos domicílios, em finalidades como descarga nos sanitários, lavagem de quintais e carros, ou molhar jardins, onde a substituição é perfeitamente viável. 


Para se ter uma ideia de quanto se economiza, no caso específico do Corpo de Bombeiros de Campinas, há informações de que são utilizados, em média, 2 milhões de litros de água por mês, para apagar incêndios naquele município. Uma providência realmente importante, que merece o apoio de toda a população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Antecipadamente agradecemos seu comentário.

Att.,
Mandato Coletivo