quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Indicação de Camolesi visa transformar resíduos de feiras em adubos

Foto: divulgação
Preocupado com o meio ambiente, o vereador Paulo Camolesi – REDE protocolou, hoje, indicação ao Chefe do Executivo a fim de realizar estudos para implantação de um projeto semelhante ao “Feiras & Jardins Sustentáveis”, que está em execução na Prefeitura de São Paulo. O objetivo da propositura é amenizar, em parte, o problema dos resíduos sólidos de Piracicaba.

De acordo com o documento, “um dos maiores problemas dos aglomerados urbanos atuais é o aumento vertiginoso da geração de resíduos sólidos, a sua coleta seletiva, o seu adequado e seguro tratamento e sua correta destinação. As etapas que envolvem esse processo, desde a geração até a sua apropriada destinação, são deveras complexas e envolvem, além da aplicação de recursos e da tecnologia adequada, o desenvolvimento de um programa educacional junto à população”.

“Diante da situação crítica em que se encontra o meio ambiente e a ecologia, dia a dia recebendo ataques e mais ataques pela irresponsabilidade do ser humano, há urgência para que os gestores públicos adotem medidas para mitigar os danos causados e evitar que eles continuem seu processo de degradação”, informava.

“A coleta seletiva, apesar de já estar implantada em nosso município há algum tempo, precisa evoluir para alcançar a sua plenitude caminhando junto com a conscientização da população para a aplicação do lema dos 3R (Reduzir, Reutilizar, Reciclar). Mas é preciso avançar mais contra a depredação ambiental que causa a sobrecarga dos aterros sanitários, nem sempre construídos e utilizados com a segurança necessária. E um dos caminhos abertos que já está sendo usado em algumas prefeituras é a compostagem dos resíduos sólidos orgânicos provenientes das feiras livres e da poda de jardinagem”, ressaltou Paulo Camolesi.


FEIRAS E JARDINS SUSTENTÁVEIS - Com a implantação do projeto “Feiras & Jardins Sustentáveis”, os resíduos gerados em algumas dessas feiras estão sendo coletados e transportados para um pátio de compostagem localizado no bairro da Lapa, onde se juntam aos resíduos de podas e jardins também coletados e devidamente triturados pelas empresas que executam esse serviço, e passam então pela metodologia utilizada pelos técnicos responsáveis. Em um prazo de 90 dias, são transformados em adubo (cada 10 quilos de resíduos geram 2 quilos de adubo orgânico), que é utilizado pela própria prefeitura no setor de parques e jardins, e também pelos feirantes que têm sua produção na área rural do município.

No momento, cerca de 7 toneladas por dia de resíduos orgânicos estão passando por esse processo e deixando de sobrecarregar os aterros sanitários. Porém, a meta é avançar no desenvolvimento do método para atingir o máximo possível da quantidade de resíduos gerados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Antecipadamente agradecemos seu comentário.

Att.,
Mandato Coletivo