terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Camolesi indica ouvidoria no 156

Foto: reprodução
“Uma ouvidoria pública atua no diálogo entre o cidadão e a Administração Pública, de modo que as manifestações decorrentes do exercício da cidadania provoquem contínua melhoria dos serviços públicos prestados”, afirma a Controladoria Geral da União em sua página na internet.

O órgão ouvidor tem por função receber, examinar e encaminhar reclamações, elogios, sugestões, denúncias e pedidos de informação referentes a procedimentos e ações de funcionários. Trata-se de uma importante ferramenta de gestão para qualquer órgão da administração pública, em especial os municípios, local onde os cidadãos de fato residem e utilizam os serviços públicos.

Dessa forma, o serviço 156 da prefeitura, bem como o SIC – Serviço de Informação ao Cidadão prestam, em parte, os serviços elencados anteriormente. Entendemos que, quanto mais específico for o Poder Executivo na utilização desse tipo de ferramenta, melhor será o feedback para avaliação de seus serviços. Dessa forma, quando se tratar de agradecimentos, sugestões ou reclamações, seja na prestação do serviço ou de algum funcionário, indicamos que seja aberto um novo campo elencando todas as secretarias, entidades e órgãos relacionados ao Executivo para um melhor encaminhamento. Tal providência, no caso, seria adotada pelo Centro de Comunicação Social, estrutura que tem por atribuição desenvolver mecanismos que melhorem a comunicação entre órgão público e sociedade.

O vereador Paulo Camolesi (REDE), portanto, protocolou nesta semana, uma indicação ao chefe do Poder Executivo para que as providências sejam tomadas no intuito de instituir esse novo canal entre prefeitura e cidadão.


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