sexta-feira, 11 de julho de 2014

RELATÓRIO SOBRE A AUDIÊNCIA PÚBLICA DA POLÍCIA MILITAR


        No último dia 10 de julho, no auditório do SENAC, sito à rua Santa Cruz, ocorreu uma Audiência Pública da Polícia Militar, coordenada pela Major Adriana Cristina Sgrigneiro Nunes, comandante interina do 10º BPM-I, cuja mesa foi composta também pelo Cap. Marcelo Fernandes, comandante da 5ª CIA., Cap. Luiz Candido, da 1ª CIA. E pelo Tem Munhoz, da 4ª CIA. e do PROERD.
        Após abertura feita pela Major Adriana, explicando que a estratégia doravante será apresentar essas Audiências Públicas a cada três meses para intensificar o relacionamento entre a PM e a comunidade, o Cap. Candido apresentou um vídeo institucional da PM e sobre os dados estatísticos que a PM acumulou analisando o 2º trimestre de 2013 e 2014, nas diversas ações desenvolvidas pela instituição.
        Major Adriana ressaltou também a utilização de alguns instrumentos oferecidos pela nova tecnologia como o FOTOCRIM, que agiliza o registro das ocorrências, o PPI – Plano de Policiamento Inteligente, além de avanços no PROERD – Programa Educativo de Resistência às Drogas, levado avante com policiais voluntários cujo objetivo é promover o entrosamento escola, família e polícia e  que já iniciou a aplicação da 2ª fase, atingindo os adolescentes da 7ª série. Até então só era executado nas 5ªs séries (mais de 3 mil adolescentes abrangidos em muitas escolas – 240 salas de aula, neste ano).
        Falou também dos programas que são desenvolvidos junto à comunidade como “vizinhança solidária”, “disque denúncia”, câmeras de monitoramento” (338 câmeras com alcance de até 3km), além de GPS para as viaturas e câmeras no helicóptero. Também falou do COPOM utilizando tecnologia de ponta, tudo para o compromisso de servir ao cidadão.
        O Objetivo da Audiência é apresentar à comunidade as ações realizadas, índices criminais e outras informações pertinentes às atribuições da PM dentro do policiamento ostensivo e preservação da ordem. Destacou ainda que a PM é subordinada ao Governador do Estado.
        As estatísticas apresentadas pelo Cap. Luiz Candido mostraram números comparativos entre o 2º trimestre de 2013 e de 2014. Por exemplo: Homicídios: 15 e 5 respectivamente, havendo uma diminuição muito significativa; Roubos/furtos – veículos: 535 e 616 – aumento considerável; Outros roubos: 415 e 487 – aumento também; Outros furtos: 1.198 e 1.124 – diminuiu; Adolescentes apreendidos: 176 e 203 – aumentou; dos 203 abordados em 2014, apenas 17 foram recolhidos em internação na Fundação CASA; Apreensão de armas: praticamente duplicou a apreensão de armas (132 armas só no 1º semestre, 6 armas num único bar – cuja origem, em 80% é fruto de roubo/furto de pessoas que as tinham legalizadas).

        Além das estatísticas foram apresentadas outras atividades desenvolvidas pela PM como o Patrulhamento Rural com panfletagem para a orientação preventiva às pessoas; a operação “Fecha Quartel” em que todo o efetivo é colocado nas ruas e as ações administrativas são paralisadas por um pequeno tempo.
        Também foi mostrado o programa “Dicas de Segurança” que consta de orientação para o uso de caixas eletrônicos lembrando dos cuidados especiais com pessoas desconhecidas por perto, procurando manter em sigilo o ato de digitar a senha, evitando caixas isolados em quiosques e até com os cartões bancários em maquinhas. Cuidados com compras pela internet, não emprestar cartão e em casos de sequestros, informar à polícia, sempre que possível.
        Foi informado ainda que várias metas estabelecidas pela PM do Estado de São Paulo foram atingidas em Piracicaba e a nossa região acabou alcançando o 4º lugar no Estado em casos solucionados. Para o uso dos radares instalados na cidade há necessidade de assinatura de convênio com a Prefeitura e ficou ainda ressaltada a necessidade de maior rigor na aplicação da lei dos desmanches.
        No espaço aberto à fala dos presentes várias colocações importantes foram feitas e os oficias da PM que compuseram a mesa procuraram responder com a maior clareza, restando um saldo positivo da Audiência, apenas no quesito presença da comunidade, esta foi muito fraca. Talvez, a forma de divulgação deva ser aprimorada na próxima, daqui há três meses.
        O Gabinete do Vereador Paulo Camolesi esteve presente nessa Audiência.

        

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Antecipadamente agradecemos seu comentário.

Att.,
Mandato Coletivo