quarta-feira, 2 de julho de 2014

Piracicaba também se organiza para o Plebiscito Constituinte


Quem achava que as manifestações populares de julho de 2013 ficaram no passado, enganou-se. Por mais que as pautas fossem de uma grande variedade (redução da passagem de ônibus, fim da corrupção, prioridade em saúde e educação, etc), o caminho era um só: a política.
O que determina o rumo de nossos direitos constituídos como a segurança, educação de qualidade, a saúde e as condições de mobilidade, dentre outros tantos, são as políticas públicas elaboradas e discutidas por nossos governantes e representantes. No entanto, tomando como termômetro a presença do povo nas ruas, sabemos que as nossas políticas públicas não vão muito bem. Mas por quê?
Nosso povo não é efetivamente representado. As mulheres são a maioria da população e negros e pardos também somam praticamente a metade de nossa gente, mas não é essa mesma proporção que vemos em nossas Casas Legislativas, seja no âmbito municipal, estadual ou lá no planalto central. A democracia representativa lá do século XIX já não sustenta mais nossos anseios políticos e sociais e a procuração em branco dada por nós no dia da eleição aos nossos representantes, o voto, não tem sido usada por eles da melhor maneira possível, ou seja, no intuito de buscar uma sociedade mais justa, solidária e igualitária.
E as campanhas eleitorais? Ganha a eleição que tem melhores propostas para a nossa sociedade e, por isso, angaria mais votos, correto? Não necessariamente. Quem possui mais poder econômico, seja este o do próprio bolso, ou de apoio de gente que tem dinheiro, em geral faz melhores campanhas, pois contam com o trabalho de profissionais do ramo, contratam pessoas para trabalhar como cabos eleitorais e na festa da democracia quem acaba comendo do bolo é a fatia mais abastada da sociedade, com raríssimas exceções.
E a reeleição então? Prefeito, governador e presidente podem disputar uma só. O limite no poder Executivo é de 8 anos. Mas e nosso Legislativo? Há quanto tempo nossos representantes estão lá? A verdade é que para os vereadores, deputados e senadores, a reeleição não tem limite. Tem gente que entra e só deixa a cadeira quando pega a passagem só de ida para Cucuia.
Foram por essas e outras tantas mais indignações com nosso atual sistema político que a população no Brasil todo resolveu ser a mudança que até então estava por acontecer. Uma consulta à população convocada por ela mesma, pois é!, para saber a nossa opinião sobre  como queremos nosso sistema político.  Essa consulta acontecerá de 1º a 07 de setembro em todo país, mas a organização começa desde já. Aqui em Piracicaba a data marcada é o dia 26 de julho, sábado, das 8h às 17h na Câmara de Vereadores. Participe! Mais informações em plebiscitoconstituinte.org.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Antecipadamente agradecemos seu comentário.

Att.,
Mandato Coletivo