sexta-feira, 4 de julho de 2014

Debate sobre Reforma Política é organizado novamente pelos cidadãos


O 1º Debate sobre Reforma Política aconteceu nas salas de encontros pastorais da igreja Matriz da Vila Resende em novembro de 2013 organizado pelo Grupo Comunitário do Mandato Coletivo daquela região. Na ocasião, compareceram e debateram sobre o tema cerca de 30 pessoas, dentre elas, Juan Sebastianes, Dr. Atahyde, Antonio Storel e Dr Fábio de Moura, presidente da OAB em Piracicaba.
Neste mês de julho, dia 02/07/14, ocorreu novo encontro, desta vez realizado na sede da OAB, e com a palestra  “Reforma Política: O que e por que mudar?”, de Daniel Monteiro Lima, membro da coordenação nacional da plataforma dos movimentos sociais pela reforma do sistema político. Também contribuíram pára o debate Juan Sebastianes, Renato Morgado, Dr Eneas Xavier e Eliane Macedo, a Tuka. Cerca de 90 pessoas participaram do encontro.
Daniel, numa fala bastante didática, fez uma retrospectiva do cenário político brasileiro e apontou como principais eixos da reformas os seguintes: democracia direta, democracia participativa, democracia representativa, democratização dos meios de informação e comunicação e democratização do sistema Judiciário. Eneas  falou da questão democracia participativa, na qual a população se manifesta através de projetos de lei de iniciativa popular e também nos conselhos. Tuka registrou que os movimentos sociais da cidade estão se articulando para realizar o plebiscito popular para uma Constituinte exclusiva e soberana do sistema político e haverá reunião dia 26 na Câmara de vereadores para discutir o tema.
Sebastianes registrou que a necessidade na melhoria da educação é um passo muito grande para a melhoria de nossa sociedade, incluindo o sistema político. Renato, por sua vez, comentou sobre a necessidade do fim do financiamento de campanhas por empresas e também de uma identidade mais consolidada dos partidos.
Ao final, os participantes puderam expor suas questões sobre o tema. Para os organizadores, foi um momento muito enriquecedor para Piracicaba na construção da cidadania. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Antecipadamente agradecemos seu comentário.

Att.,
Mandato Coletivo