quinta-feira, 11 de agosto de 2016

ESCOLAS MUNICIPAIS ATENDEM APENAS 187 CRIANÇAS DE 6 A 8 ANOS, EM TEMPO INTEGRAL

Foto: divulgação
Atendendo ao Requerimento nº 071/2016, do vereador Paulo Camolesi, datado de 11 de fevereiro deste ano, a respeito do atendimento em tempo integral nas escolas municipais, a Câmara de Vereadores recebeu a resposta através do ofício 1808/2016 GPdcs datado de 05 de julho, assinado pelo Prefeito Gabriel Ferrato. 

Ressalte-se que, apesar de estar prestando as informações solicitadas no Requerimento, o Prefeito está infringindo a letra b, do inciso III, do artigo 134 da Lei Orgânica do Município, que estabelece:
“Art. 134. São infrações político administrativas do Prefeito Municipal, sujeitas a julgamento pela Câmara de Vereadores e sancionadas com a cassação do mandato:

I - .......
Ii - ......
Iii – desatender, sem motivo justo as convocações ou aos pedidos de informações e cópias de documentos da Câmara, quando feitos a tempo e em forma regular, nos seguintes prazos:
a)......
b) pedidos de informações e cópias de documentos: 15 (quinze) dias a contar da data do protocolo na Prefeitura.”

As respostas enviadas pela Prefeitura incluem dois anexos: o anexo 1 apresenta um relatório da Rede Municipal de Ensino Fundamental baseada no Censo Escolar de 2016 e o anexo 2 apresenta o relatório das escolas e alunos matriculados em junho de 2016, da faixa etária de 6 a 8 anos, no chamado Ensino Fundamental Complementar (no período oposto ao que frequentam as aulas).

As informações que se pode obter desses relatórios é que num elenco de 10 escolas de ensino fundamental para a faixa etária de 6 a 8 anos, estão matriculados 3.823 alunos no período da tarde e desses, apenas 187 estão sendo atendidos em tempo integral, ou seja também no período da manhã, das 7:00 às 11:38, nessas mesmas escolas, perfazendo 4,9% do total.

Ainda é possível tirar outras conclusões do Relatório: no universo total de 46 escolas de ensino fundamental, estão matriculados 16.583 alunos de 6 a 10 anos de idade, sendo 10.224 alunos de 6 a 8 anos.

Quanto à previsão da implantação de novos atendimentos em tempo integral, a informação prestada é de que a previsão para 2017 somente será concluída em outubro de 2016.

É importante esclarecer que o atendimento em tempo integral para essa faixa etária é muito importante para as mães que precisam trabalhar o dia todo e não têm com quem deixar os filhos no período ocioso. Às vezes as crianças acabam ficando sob cuidados de irmãos pouco mais velhos e que acabam indo para a rua, sujeitos à vulnerabilidade que existe hoje em dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Antecipadamente agradecemos seu comentário.

Att.,
Mandato Coletivo