segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Semáforos com radares terão temporizadores



Foto: Divulgação
Protocolado por Paulo Camolesi (PV), o Projeto de Lei 294/15 acrescenta dispositivos à Lei 5666/05, a qual já obriga o aviso, numa distância de 100m, de todo radar eletrônico na cidade. No projeto, o vereador prevê que todo semáforo que possua radar também conte com um temporizador, auxiliando o motorista ao passar por cruzamentos, evitando multas e possíveis colisões.

Atualmente o município de Piracicaba conta com 13 radares de avanço de semáforo, segundo o site da Semutrran, sendo outros 13 de velocidade e 6 para fiscalizar número de eixos em caminhões. Com as multas desses radares e as aplicadas por agentes de trânsito, Piracicaba arrecada, mensalmente, 914 mil reais, em média, segundo divulgou a imprensa local nos últimos dias.

Embora grande parte dos condutores que recebem os autos de infração realmente desrespeitem a sinalização, outros são penalizados por não conseguirem prever o momento em que o semáforo irá fechar. Além disso, deve-se pensar que nosso trânsito está bastante complicado e violento, e numa frenagem brusca para respeitar o semáforo, o veículo atrás pode vir a colidir, causando danos materiais a ambos os condutores e discussões nas vias.

Vale ressaltar que o vereador protocolou ano passado a Indicação nº 3357 sugerindo que o Poder Executivo tomasse essa medida. Além disso, já foi aprovado na Câmara dos Deputados ano passado o temporizador obrigatório em semáforos com radar. O referido projeto, PL 1542/2011, tramita no Senado Federal.

O projeto do vereador Camolesi ainda passará pelas Comissões Permanentes da Câmara para receber os pareceres. Só depois entrará em votação do Plenário da Casa de Leis.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Antecipadamente agradecemos seu comentário.

Att.,
Mandato Coletivo