quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Anhumas começa a ser lembrado através da participação popular

Moradores reunidos no salão de festas da Igreja Santa Cruz
Com o objetivo de discutir e apresentar reivindicações, encaminhamentos e propostas, moradores do bairro rural de Anhumas vêm se reunindo mensalmente desde outubro de 2013. Os encontros acontecem aos sábados, às 14h30, no salão de festas da Igreja Santa Cruz. Com o apoio da assessoria do vereador Paulo Camolesi, o grupo integra o projeto implantado pelo vereador: o Mandato Coletivo, no qual o forte é a participação da comunidade.

Nas reuniões, cada cidadão colabora e busca soluções para os problemas enfrentados no bairro. Os participantes apresentam e discutem pontos persistentes, que precisam de solução, entre eles: as constantes quedas de energia elétrica, a má conservação dos postes de iluminação pública, a questão dos horários de ônibus, a estação de tratamento de esgoto, entre outros. Camolesi enviou solicitações pedindo informações e sugerindo soluções para os problemas enfrentados, os quais estão sendo erradicados.

Desde o encetamento das atividades, o marco inicial das discussões foi a falta da rede de esgoto, problema já solucionado. Outra questão levantada foi a inexistência de estação de tratamento, a qual, após solicitações para implantação, foi atendida pela empresa Águas do Mirante. Buscando adequar os horários dos ônibus urbanos, um abaixo assinado com mais de quinhentas assinaturas foi apresentado, e, dentro do possível, equacionado.

Um ponto bastante discutido nas reuniões é a falta de torre de transmissão de sinal digital, o que ocasiona a deficiência na comunicação. A equipe da Telefônica Vivo reuniu-se com o vereador a fim de solucionar o problema. No encontro, foi informado que a implantação de torre-equipamento de transmissão/comutação está em fase de estudos de viabilidade e que técnicos farão o levantamento das áreas disponíveis. A CPFL, por sua vez, atua no bairro para atender as reivindicações apresentadas.

O morador José Francelino, líder atuante, faz a ligação da comunidade com o gabinete de Paulo Camolesi, sempre em busca de melhorias para a qualidade de vida da população.

Ainda, no próximo ano, a comunidade busca um professor de educação física para desenvolver atividades no bairro, bem como a implantação de uma academia ao ar livre. Durante quatro dias, de 23 a 27 de novembro, a população contará com a presença do Semtre Móvel, ônibus que leva formação e informação às pessoas que estão em busca de empregos e recolocação profissional. Na expectativa de um futuro melhor para todos, o grupo está em contato com a Águas do Mirante, que poderá ministrar cursos para comunidade.

Participação efetiva de 12 moradores
A possibilidade da construção de uma nova unidade de saúde no bairro foi outra informação transmitida. Segundo o secretário de saúde, Pedro Mello, a instalação garantirá maior qualidade de vida aos usuários.

Também, os cursos de violão e crochê são ministrados no bairro. O primeiro, com instrução do professor Bernardino, possui 13 alunos, e o segundo, com monitoramento da professora Maria Aparecida, reúne 10 participantes.

“Incentivo a participação dos moradores para que, cada vez mais, conquistas sejam alcançadas e, assim, o bairro possa ter a atenção que merece da administração pública”, ressaltou Camolesi.

Lembrando que a próxima reunião da comunidade será no dia 21 de novembro, às 14h30, no salão de festas da Igreja Santa Cruz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Antecipadamente agradecemos seu comentário.

Att.,
Mandato Coletivo