quarta-feira, 29 de junho de 2016

Mandato Coletivo do Piracicamirim promove encontro de conscientização política

Palestra aos presentes
Foto: Natália Pedrolli Marim
O grupo comunitário Piracicamirim do Mandato Coletivo do vereador Paulo Camolesi (REDE), ligado à Paróquia Nossa Senhora Aparecida do Piracicamirim, organizou o primeiro Encontro de Conscientização Política, que aconteceu na noite da última terça-feira, 28, no Centro de Pastoral Padre Joaquim, da paróquia.

O evento contou com o apoio do pároco Luiz Carlos Caroni, que deu oportunidade para os representantes do grupo utilizarem o espaço das homilias das cinco missas celebradas no final de semana para explicar como colocar em prática o chamado do Papa Francisco para os cristãos participarem da política. Também foram entregues convites impressos para o encontro, na saída das missas.

Cerca de 50 pessoas estiveram presentes na ocasião, que contou com uma apresentação da Constituição Federal e dos Três Poderes. Em um segundo momento, houve explicação sobre a responsabilidade do eleitor cristão e as circunstâncias em que se desenvolve a atividade política. Também aconteceu exposição aos participantes acerca do que é o Mandato Coletivo e como é estruturado atualmente. 

Vereador Paulo Camolesi e os participantes do encontro
Foto: Natália Pedrolli Marim
Ao final do encontro, os integrantes do grupo comunitário do Piracicamirim se apresentaram dando seu testemunho de como a participação mudou sua conceituação sobre política.  Entre os depoimentos dos dez participantes que se apresentaram, destacaram-se alguns que relataram terem, muitas vezes, fugido de participar de reuniões sobre política por ter uma opinião formada de negação ao assunto.  Porém, com o decorrer das reuniões, sentiu seu interesse de cidadão ser despertado e a vontade de participar aumentou, mudando totalmente sua impressão anterior.

Na avaliação do vereador Paulo Camolesi (REDE), tais depoimentos foram muito importantes para estimular os participantes a começarem a frequentar as reuniões do Mandato Coletivo, convite que lhes foi feito pelo representante e coordenador do grupo, Pedro Martin.

Padre Caroni
Foto: Natália Pedrolli Marim
Para o encerramento, padre Caroni usou a palavra e ressaltou a importância de os cristãos colocarem em prática, na atividade política, os valores evangélicos para melhorar a vida do povo, estimulando os presentes para que descubram formas de praticar a atividade política e aproveitarem a oportunidade do Mandato Coletivo que lhes está sendo oferecida.

A próxima reunião do Mandato Coletivo - grupo Piracicamirim - ficou agendada para a próxima terça-feira, dia 5 de julho, às 19h30, no mesmo local. “Não existe outro caminho senão a participação coletiva do povo dentro da política para um futuro melhor, pois é nela que são votadas as leis que direcionam onde será aplicado todo o dinheiro público”, finalizou Camolesi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Antecipadamente agradecemos seu comentário.

Att.,
Mandato Coletivo