quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

4ª reunião sobre repúblicas barulhentas gera encaminhamentos ao MP



Realizada na última sexta-feira, 04/12, no Centro Catequético da Igreja São Judas, a reunião entre moradores da Vila Independência e autoridades foi bastante proveitosa. Num primeiro momento, o morador Carlos Oliveira, que foi um dos protagonistas para que essa movimentação ocorresse, expôs uma breve análise sobre a resposta do Pelotão Ambiental ao requerimento do vereador Camolesi.  Existe uma divergência muito grande em termos de números entre ocorrências, notificações e multas relacionadas à perturbação do sossego público causada por repúblicas estudantis. Em 2013 foram registradas 145 ocorrências, 19 notificações e 6 multas. Em 2014, os números foram 131 ocorrências ,11 notificações e 5 multas. Nesse ano, até outubro, 134 ocorrências foram registradas, 17 notificações e 1 multa. “É necessário saber por que isso acontece”, comentou um dos participantes. Nesse sentido, o gabinete do vereador Paulo Camolesi se prontificou em elaborar um requerimento questionando essa disparidade entre os números observados.

Na sequência, a palavra foi aberta ao Prof. Antonio R. de Almeida Jr, que trabalha com a temática dos trotes universitários há anos.  O professor ressaltou que neste ano foi aberta a Comissão Parlamentar de Inquérito na Assembleia Legislativa de São Paulo sobre os trotes que acontecem nas universidades estaduais. Ele ressaltou que o relatório da CPI foi encaminhado ao chefe do Ministério Público do estado de SP, o que trouxe como consequência recomendações administrativas por parte do MP da cidade às universidades situadas aqui em Piracicaba. Nesse sentido, o professor sugeriu que os moradores registrem seus relatos de perturbação ao sossego causado por repúblicas e enviem ao MP. Ficou acertado então que o gabinete, juntamente com o professor, irão elaborar uma ficha para orientar os moradores nessa questão. As fichas serão distribuídas entre os moradores e os mesmos deverão leva-las preenchidas na próxima reunião.

Foi entregue ao vereador na reunião o abaixo-assinado realizado pelos moradores do bairro solicitando que o Fundo de Municipal de Defesa do Meio Ambiente fosse autorizado a fazer repasse ao Pelotão Ambiental para que este órgão pudesse aumentar a fiscalização. As assinaturas, além de serem encaminhadas ao perfeito, também serão anexadas aos relatos dos moradores para o MP.
Além disso, o sargento Alcantara, representando a 4ª Cia da PM, responsável pela região, também esteve presente. Reforçou a ferramenta que a PM tem em seu site sobre registro de perturbação do sossego público, no entanto, até aquele momento, nenhum dos presentes afirmou ter utilizado a ferramenta.

Para finalizar a reunião, o presidente do CRECI – Conselho Regional dos Corretores de Imóveis, José Carlos Masson, exibiu um vídeo no qual entrevistava moradoras de uma república feminina que convive bem na vizinhança. O objetivo era apontar que é possível ter uma vivência saudável numa residência estudantil.

A próxima reunião ficou agendada para 15 de janeiro de 2016, numa sexta-feira, no mesmo local.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Antecipadamente agradecemos seu comentário.

Att.,
Mandato Coletivo