terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Assessoria de Camolesi visita UBS de Anhumas


Após ouvir algumas reclamações na reunião realizada com os moradores de Anhumas no sábado, 24, em especial à situação das agentes de saúde, o vereador solicitou à sua equipe que fizesse uma visita à Unidade para buscar maiores esclarecimentos sobre a situação.

A comunidade criticou o fato das agentes de saúde estarem trabalhando no interior da UBS e não em visitas à comunidade. No entanto, a enfermeira chefe da Unidade Básica de Saúde, Eliane Santa Cruz Santos, esclareceu o procedimento: as visitas foram reduzidas sim, pois no momento estão sem auxiliar administrativo (que realiza o trabalho de organização da unidade) e sem estagiários também. Por isso, as agentes foram realocadas para atender a população que se dirige até à Unidade. Vale ressaltar que a Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou um veículo às quintas-feiras para que sejam realizadas as visitas mais distantes, mais ainda sim as agentes de saúde enfrentam dificuldades dada à distância. Outra necessidade da UBS é de um auxiliar farmacêutico para controlar o estoque de medicamentos e dispensá-los à população após a prescrição médica.

Além disso, Elaine salientou que atualmente a unidade conta com 4 agentes de saúde, 2 técnicas de enfermagem, 1 enfermeira, 1 médica clínica (do Programa Mais Médicos), 1 pediatra e 1 ginecologista e que a equipe está catalogando as residências, sítios e chácaras de Anhumas, estimando cerca de 4 mil habitantes.

Outros dados apontados pela enfermeira chefe são de que felizmente hoje a unidade possui internet de boa qualidade, o que tem agilizado bastante os encaminhamentos médicos, exames e consultas da população, já que tudo é integrado via sistema e que o acesso ao secretário responsável pela Pasta, Dr. Pedro de Mello, é bastante facilitado.

Eliane informou que já solicitou mais um veículo que fique disponível para as unidades de Anhumas e Ibitiruna no intuito de propiciar que as agentes cheguem até as residências mais distantes, já que o trabalho é de prevenção e de controle da saúde dessa população, além de um gerador. O gerador é para que a unidade consiga manter seu estoque de vacinas sem perda, caso haja queda de energia, o que é constante na localidade. “Já perdemos 40 unidades de insulina numa das quedas de energia”, relatou, já que a substância deve ser mantida numa temperatura baixa específica.  Segundo ela, a Secretaria sinalizou positivamente à solicitação, mas que é preciso aguardar os trâmites da administração.  Atualmente as vacinas acorrem somente às sextas-feiras, porque são trazidas direto do centro da cidade.

Além disso, Eliane fez um apelo: o bairro de Anhumas carece de telefonia celular de qualidade. “É muito difícil entrar em contato com os pacientes via celular, porque aqui nada funciona.”, o que foi reafirmado pelo assessor Silvestre Dilio que também enfrenta dificuldades em comunicar-se com os participantes do Mandato Coletivo do bairro. “Se acontecer um acidente, ninguém consegue pedir socorro porque os celulares não funcionam, disse ele.

Outro ponto levantado foi a questão do estudo de transição de UBS para PSF (Programa de Saúde da Família). Eliane relatou que o bairro também sofre com a vulnerabilidade social e tráfico de drogas e que para realizar trabalhos de PSF como as atividades e conversas em grupo seria necessário um local para reuniões apropriado, como por exemplo o Centro Comunitário de Anhumas, que atualmente encontra-se desativado.

Ao final da visita à UBS, a assessoria de Camolesi se comprometeu a acompanhar as solicitações de melhorias, reafirmando junto ao secretário e prefeito as necessidades da população de Anhumas para que alcancem um atendimento médico mais adequado.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Antecipadamente agradecemos seu comentário.

Att.,
Mandato Coletivo