terça-feira, 25 de novembro de 2014

Curso de Gestão em Políticas Públicas convida Camolesi para apreciar trabalhos


A Etec Coronel Fernando Febeliano da Costa iniciou no começo desse semestre a primeira turma do Curso Técnico em Gestão de Políticas Públicas, o qual tem duração de 1,5 anos e a responsabilidade da coordenação do curso fica a cargo da Profª Rosangela do Carmo Laureano da Silva Pereira, docente que convidou o vereador Paulo Camolesi (PV) para acompanhar a apresentação dos trabalhos elaborados pelos alunos na disciplina “Práticas de Políticas Públicas”.

A Profª Rosangela desafiou seus alunos a elaborarem sugestões de projetos voltados à área pública que acarretassem em transformações na vida da comunidade local, ideia bastante defendida pelo vereador. Camolesi ficou lisonjeado com o convite mas como as apresentações dos alunos ocorreram nesta segunda-feira, 24, em dia de Reunião Ordinária, o vereador foi representado por sua assessora Debora Furlan Rossini que, por sugestão da Profª Rosangela, teceu algumas considerações ao final de cada apresentação.

Divididos em cinco grupos, os temas apresentados foram bastante diversificados. A primeira equipe integrada por Allana Rodrigues, Andressa Couto, Antonio Felipe Lopez, Carolina Corrêa Leite e Luciana Maria B. Anastacio apresentou proposta de “Regulamentação de horários de Audiências Públicas”, sugerindo alteração na Lei Orgânica do município para que sejam realizadas em horários não comerciais. O segundo grupo propôs um Projeto de Lei para divulgação de Ecopontos para a conscientização do descarte de lixo eletrônico na cidade. Os alunos Alex Amaral, André Tietz, Edson L. Palauro Jr., Francisco Américo, Lucas Vinícius L. Freitas e Marcos Paulo C. da Silva fizeram um levantamento dos malefícios dos metais pesados encontrados em eletroeletrônicos e desenvolveram até uma sugestão de banner para ser instalado nos ecopontos e nas lojas que vendem tais produtos.

Solidariedade foi a temática escolhida por Abner J. Silva, Andressa Denise Costa, Daniele Talita C. Oliveira, Evandro Nazato, Kellen Caroline Alves e Stephany Gisele O. Rodrigues, terceiro grupo a se apresentar. O projeto “ Natal Solidário” tem como proposta, além de doar brinquedos às crianças do Jardim Bartira, transmitir conceitos de solidariedade, diversidade, incentivar o trabalho coletivo  e desenvolver o espírito de participação. “Um livro para um futuro melhor” foi o projeto elaborado por Fortunato Vendramini, Laís Bigotto L. Pereira, Luciano Henrique P. de Aguiar, Vera Lúcia Silva e Virgínia Ap. Vendramini Tegon. O grupo pensou em ações que estimulassem o incentivo à leitura a partir de parcerias com universidades e prefeitura, utilizando os espaços já disponíveis nos centros comunitários e divulgando a ação nos Postos de Saúde da Família.

Para finalizar, Ana Ariel da Silva, Ana Carolina Garcia e Dayancris Silva Brito pensaram em um projeto de integração social ao idoso, o “Atividoso”, que propõe atividades recreativas como sessões de cinemas e dia da beleza aos idosos de casa de repouso e asilos, envolvendo também apresentações de danças e teatro com grupos voluntários.


O vereador Paulo Camolesi fez uma devolutiva com uma conclusão geral dos trabalhos apresentados nesta quarta-feira na disciplina “Diálogos Transversais”, da Profª Diana, e também aproveitou a oportunidade da mesa redonda proposta para falar das atividades do Mandato Coletivo e da rotina da Câmara de Vereadores de Piracicaba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Antecipadamente agradecemos seu comentário.

Att.,
Mandato Coletivo