quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Reunião sobre o Parque da Amizade no córrego Piracicamirim é terça, dia 16

O IPPLAP, através do seu Presidente Lauro Pinotti  e o Conselho da Cidade, convidam a todos os moradores dos bairros Santa Laura, Bosque da Água Branca, Terra Nova, Residencial Formaggio, Recanto do Piracicamirim, Jardim Amãn, Jardim Ipanema, Residencial Gaivotas, Irmãos Camolesi, Altos da Pompeia, Conjunto Habitacional Alvorada 1, Jardim Astúrias 1, 2 e 3, Serra Verde, Residencial Nova Água Branca 2, Residencial Bela Vista e Água Branca para reunião sobre o Parque Linear  (ladeando o Rio Piracicamirim) denominado “Parque da Amizade”, dia 16/09, terça-feira, às 19h, no Salão Social da Associação dos Moradores do Parque 1º de Maio (Rua Antonio Ferraz de Arruda, nº 405) ao lado do Centro Cultural Nhô Serra.

O Parque no Pisca, que compõe um trecho de 556 mil m², é o terceiro a ser planejado em Piracicaba. A bacia do córrego Itaperu/ Itapocu, na zona rural, foi o primeiro local a receber esse tipo de projeto e, na sequência, o Parque do Santa Fé.
A implantação dos parques varia conforme sua localização, ou seja, se está em fundo de vale, áreas altas da cidade, periferia ou centros urbanos e os parques também possuem tipologia diferenciada, se adaptando conforme a realidade do local.

Projeto do Parque Linear - Foto: Divulgação 
Segundo publicação do Ipplap “Parques lineares: a humanização da cidade”, a ideia do parque linear pode ser aplicada como um elemento substitutivo das áreas de preservação permanente nos espaços urbanos, que muitas vezes não consegue cumprir sua função prevista na legislação, bem como a população também não  cons3egue perceber sua importância na paisagem urbana. Dentro das cidades, essas áreas podem e devem se transformar  em mais um espaço de educação ambiental e a sociedade como um todo deve se apropriar do sentimento de pertencimento a essas áreas, com o intuito de serem os próprios usuários os principais cuidadores desse espaço público, afirma o Instituto.

O Ipplap ainda prevê em seus estudos sobre os parque lineares a integração desses espaços com a despoluição das águas dos córregos, a desobstrução das margens dos córregos, 25km de macroestrutura cicloviária  ao longos dos parques com integração intermodal, urbanização de favelas e gestão de invasões em áreas de preservação permanente e áreas de risco, ações de educação ambiental para os 80 mil habitantes do local no intuito de fomentar sensos de zeladoria e pertencimento das áreas, fortalecimento de microcentralidades locais integradas ao sistema de parques lineares como forma de reduzir a demanda por mobilidade, sistema de drenagem nos parques e implantação de sistemas coletores de água de chuva, ocupação adequada de vazios urbanos do local, alteração no zoneamento para promover maior reserva de áreas para os parques e melhor aproveitamento de áreas habitáveis e integrar com o projeto Beira-Rio, conforme o Caderno de Estudos  e Projetos para o Desenvolvimento Sustentável de Piracicaba e Aglomeração Urbana nº 2.


Por todas essas considerações e projetos é muito importante que os moradores da região do córrego do Pisca compareçam nessa reunião. A pauta é “Ouvidoria para futura elaboração de projetos para o Parque da Amizade e região”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Antecipadamente agradecemos seu comentário.

Att.,
Mandato Coletivo