A publicidade é
um dos cinco princípios da Administração Pública, conforme artigo 37 da
Constituição Federal, juntamente com a legalidade, impessoalidade, moralidade e
eficiência.
Além disso, a Lei
Federal 12.527, de 2011, a
conhecida Lei de Acesso à Informação, em seu artigo 3º e incisos relata que os procedimentos previstos nesta Lei
destinam-se a assegurar o direito
fundamental de acesso à informação e devem ser executados em conformidade
com os princípios básicos da administração pública e com as seguintes
diretrizes: I - observância da publicidade
como preceito geral e do sigilo como exceção; II - divulgação de informações de interesse
público, independentemente de solicitações; III - utilização de meios de comunicação viabilizados pela tecnologia da
informação; IV - fomento ao
desenvolvimento da cultura de transparência na administração pública; V
- desenvolvimento do controle social da
administração pública. (grifos nossos).
Dessa forma,
respeitando os princípios constitucionais e legais e em consonância também com
os compromissos assumidos pelo Mandato Coletivo, divulgamos as despesas do
gabinete relativas ao ano de 2013. Fazemos destaque ao salário do vereador: por
ter assinado o termo de compromisso no qual se comprometia a devolver o valor
relativo ao aumento de 66% caso eleito, Camolesi deposita mensalmente o valor
aproximado de R$3.160,00 em conta judicial vinculada à Ação Civil Pública
instaurada pelo Promotor de Justiça da Fazenda Pública. O montante fica reservado até que o juiz sentencie a Ação.
Vale ressaltar
também que durante os meses de setembro e outubro o gabinete não possuiu chefe
de gabinete, durante novembro não teve um dos assessores parlamentares e em
dezembro estava apenas com um assessor de gabinete parlamentar. As diárias
discriminadas na despesa referem-se às solicitações de viagem feitas pelo
gabinete: julho: à ALESP, em SP, e a Sorocaba, para conhecer o sistema de
ciclovias; agosto: participação de palestra sobre transporte público em Limeira;
setembro: participação na Conferência Estadual das Cidades em SP; novembro:
participação em curso de capacitação em SP e na Conferência Nacional das
Cidades em Brasília/DF.
A relação de
despesa dos gabinetes é elaborada e publicada pelo Departamento Administrativo
e Financeiro da Câmara de Vereadores de Piracicaba. É possível acessar os
documentos virtualmente no endereço: www.camarapiracicaba.sp.gov.br,
aba Transparência>Despesas. Nessa próxima página é possível checar os
relatórios de viagem, despesas de outros gabinetes e departamentos. As despesas
são divulgadas mensalmente no site.
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Att.,
Mandato Coletivo