sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Camolesi protocola Indicação para conscientizar a população sobre o uso da água

Deu entrada na Reunião Ordinária do dia 10/02/2014, Indicação protocolada pelo vereador Camolesi a respeito do uso consciente da água. O vereador indica ao Chefe do Executivo que o Serviço Municipal de Água e Esgoto – Semae – passe a informar na conta de água residencial a quantia suficiente de água que uma pessoa necessita para satisfazer suas necessidades de consumo e higiene, a qual é, segundo a Sabesp – Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, de 120 litros de água por dia.

Rio Piracicaba em fevereiro de 2014. Foto: Fabrice Desmonsts
Segundo Camolesi, a presente indicação se justifica na realidade vivenciada pelo cidadão piracicabano nos dias de hoje. O rio Piracicaba, embora não seja o corpo d’água principal para o abastecimento do município (fornecendo apenas 10% do consumo total no município), chegou a atingir a vazão mais baixa registrada nos últimos 50 anos. O nível do Rio Piracicaba atingiu apenas 93 centímetros de profundidade e vazão de 15,8 mil litros de água por segundo por volta das 21h desta terça-feira (03/02/14), de acordo com medição do Comitê das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, noticiou um órgão de imprensa local.

Fornecer a média de consumo suficiente de cada pessoa por dia na conta de água das residências é uma ferramenta com a qual o próprio cidadão pode se conscientizar, policiar-se para possíveis desperdícios e, consequentemente, reduzir o valor de sua conta.

Em consulta ao site da Sabesp, a companhia relata que “gastar mais de 120 litros de água por dia é jogar dinheiro fora e desperdiçar nossos recursos naturais” (grifo nosso). Além disso, a companhia afirma que no Brasil o consumo por pessoa pode chegar a 200 litros/dia, jogando torneira a baixo um bem natural tão precioso como é a água.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Antecipadamente agradecemos seu comentário.

Att.,
Mandato Coletivo