quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Reunião com a Central de Cadastro Único – Bolsa Família (SEMDES)

No dia 28 de agosto o gabinete se reuniu com a coordenadora da Central Única de Cadastros, Senhora Rosemeire Ap. Bueno Jorge, no intuito de ter mais informações relacionadas ao programa Bolsa Família. Participou também a senhora Célia Ap. Moraes Leite Belluccco, funcionária da Central.
A coordenadora informou que a metodologia utilizada é de iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Social no intuito de traçar um perfil nacional dos beneficiados. São condições para pleitear o benefício a freqüência escolar de crianças de 07 anos aos jovens de 18 anos e o acompanhamento na área da saúde para gestantes e crianças de até 6 anos.  Durante o mês de julho, por exemplo, foram realizados 390 atendimento, sendo 200 novos, 5 para desligamento voluntário e o restante para atualização de cadastro.
Além disso, Rosemeire frisou que as pessoas abrem mão sim do benefício quando um membro da família consegue emprego fixo. No caso desse desligamento voluntário, a família pode solicitar novamente o benefício durante os próximos 36 meses, caso haja rompimento do contrato empregatício. Ressaltou também que é classificado como “família” as pessoas que convivem no mesmo local, dividindo custos de água, luz e dos alimentos, por exemplo, não se restringindo somente a núcleos familiares (pai, mãe e filhos).
Questionada quanto aos descumprimentos condicionantes, a coordenadora informou que de início, a família beneficiada recebe advertência, depois tem o bloqueio do benefício por um mês e depois, casão haja outra reincidência, suspensão do benefício por 2 meses.  As famílias que tem a suspensão do benefício são tidas como público prioritário nos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS.

Vale ressaltar que o número de bolsa recebidos pelo município respeita os dados do CENSO de 2010. Piracicaba registrou um número de 10 mil famílias em situação de pobreza ou extrema pobreza. Atualmente são 9 mil famílias que se cadastraram para receber o benefício. Além disso, o benefício do Bolsa Família é vinculado, por exemplo, aos serviços prestados pelo Sistema S (SENAI , SENAC, SESI  e SESC) através do PRONATEC – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego. A pré-matrícula nos cursos oferecidos são feitas nos CRAS. O intuito da conversa era exatamente esse: saber a respeito desses cursos profissionalizantes, se havia orientação por parte das assistentes sociais e se os beneficiados eram estimulados a participar. Uma observação importante da coordenadora Rosemeire foi de que as pessoas ainda possuem  problemas relacionados à alfabetização e nem sempre conseguem usufruir dos cursos e programas oferecidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Antecipadamente agradecemos seu comentário.

Att.,
Mandato Coletivo