segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Aos cidadãos de Piracicaba

São Paulo, 04 de setembro de 2013

Cumprimento a todos os presentes e agradeço o espaço que me foi aqui reservado. Nesse momento, utilizo meu tempo para relembrar a importância do Cidadão Participante x uma Câmara  de Vereadores Atuante.

Não existe nada mais nobre para o cidadão, do que ele praticar a sua cidadania, em toda a sua plenitude,  em todas as oportunidades para fazê-lo,  com o consequente resultado de suas ações práticas, traduzidas em políticas e serviços públicos de qualidade, revertidos a todos, de forma democrática.

Aos representantes das Câmaras de Vereadores, a quem damos uma procuração temporária, para nos bem representar nesse exercício de cidadania, transmitimos a esperança de que eles sejam referência, modelo que possamos replicar e nos orgulhar, de que estão nos representando.

Nem sempre, no entanto, a sociedade civil tem podido se orgulhar de seus representantes no Legislativo, mas a Democracia nos reserva o direito de escolher novamente o nosso representante e a cada eleição vamos aprimorando a qualidade dos mesmos.

Além disso, a sociedade vem despertando para o exercer da cidadania, além do voto na eleição. Agora mantém-se atenta, para manifestar seu desacordo, a qualquer tempo, seja quando o Legislativo passa a legislar em causa própria ou de grupos, ou se esquece que a sua função é a de fiscalização para o bem comum, ou ainda quando  demonstra  falta de transparência, ignorando os avanços conseguidos como a Lei de Acesso a Informação.  Os impactos no Parlamento acontecem em grande descompasso, como o Voto Aberto aprovado nessa semana na Câmara dos Deputados, que estava parada há 6 anos para ser votada. A Democracia avança e quem dela não for aderente, vai ficando à margem do processo.

Cidadãos e legisladores tem a oportunidade impar, em nossa jovem Democracia, de fazer um bonito papel de participação. O convite está feito e a avaliação será dada pelo Eleitor nas urnas. Que venham ELEIÇÕES LIMPAS, transparentes,  impulsionada pela iniciativa popular, já que os nossos governantes não tiveram a iniciativa de propô-las antes!!!!

Lizete Verillo
AMARRIBO BRASIL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Antecipadamente agradecemos seu comentário.

Att.,
Mandato Coletivo