quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Nota de repúdio à Câmara de Vereadores de Piracicaba contra o autoritarismo

O “Diretório Central dos Estudantes Professor Elias Boaventura”, entidade representativa dos estudantes da Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP, pela presente, REPUDIA a exoneração arbitrária, pela mesa da Câmara dos Vereadores de Piracicaba, do Assessor Parlamentar e ex-vereador Antonio Oswaldo Storel, da chefia do gabinete do Vereador Paulo Camolesi (PV), numa clara tentativa de amordaçar qualquer divergência com a base governista. Uma postura autoritária e antidemocrática, por parte da maioria governista na Câmara, que se soma a outras, que vem atentando as liberdades democráticas dos cidadãos Piracicabanos que se opõe ao executivo municipal.

Storel é militante histórico da esquerda Piracicabana, tendo sido por duas vezes vereador, muito respeitado em Piracicaba, por sua idoneidade e elevado compromisso com as questões públicas. Exercendo seu direito de livre manifestação, escreveu um artigo para o jornal “Gazeta de Piracicaba”, no qual critica a falta de independência do legislativo piracicabano em relação ao executivo (“As verdadeiras funções de um Vereador” – 21/05/2013). Em razão desta, está sendo perseguido politicamente pelo Presidente da Câmara, João Manoel dos Santos, em nome da base do governo. Infeliz de nós Piracicabanos, se em nossa cidade, não houver espaço para crítica, para debates e divergências, como vem sendo institucionalizado.

REPUDIAMOS também o uso arbitrário do legislativo municipal para perseguição política e criminalização do movimento social, com os já numerosos inquéritos, queixas-crime, processos por dano moral, em nome desta Casa de Leis, contra pessoas e movimentos, que afronta o princípio democrático da livre manifestação e organização, e da pluralidade de ideias que deve coexistir numa democracia.

A instalação de grades, vidros blindados, os inquéritos e processos, não irão calar o povo de Piracicaba, como não calaram os algozes da ditadura. Piracicaba, cidade de tradição Republicana e Democrática, não aceitará os desmandos de quem quer que seja; não aceitará arbitrariedades. 

Apresentamos a solidariedade dos estudantes da UNIMEP a todos e todas que pelo simples exercício da opinião, vem sendo vítimas de perseguições que fazem lembrar os anos de chumbo.

Por fim, EXIGIMOS a imediata recondução de Antonio Oswaldo Storel ao cargo que exercia, e o fim das perseguições políticas à cidadãos e movimentos, indigna de nossa bela Piracicaba.

Piracicaba, 31 de agosto de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Antecipadamente agradecemos seu comentário.

Att.,
Mandato Coletivo