terça-feira, 20 de agosto de 2013

1ª reunião do Fórum Aberto de Revisão do Plano Diretor de Mobilidade

Fonte: Divulgação
O Plano Diretor de Mobilidade contribui com a criação de estratégias de acesso à cidade por meio de planejamento entre os diferentes tipos de locomoção, pela integração de territórios e da gestão democrática do espaço público. A cidade, além de disponibilizar serviços de educação, saúde e cultura, por exemplo, precisa garantir que a população tenha como chegar até eles, independente da sua classe social, deficiência, se mora na zona rural, enfim, todos têm direitos à cidade e a mobilidade é a “passagem” para este acesso.  Há uma tendência geral para que, nos planos de mobilidade, se dê atenção aos veículos não motorizados, à criação de serviços públicos mais próximos dos bairros e ao transporte público de qualidade e com acessibilidade garantida.
Entre os dias 19 e 21 de agosto acontece a 1ª Reunião do Fórum Aberto de Revisão do Plano Diretor de Mobilidade – PDM, organizado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento de Piracicaba - IPPLAP. Entre os 34 participantes constatou-se a presença de representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social - SEMDES, Secretaria Municipal de Trabalho e Renda - SEMTRE, Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras - SELAM,  Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento - SEMA, Procuradoria Geral do Município e assessores dos vereadores. O IPPLAP apresentou estatísticas nos âmbitos nacionais, regionais e municipal relacionadas, principalmente, ao uso de transporte coletivo e proporcionalidade entre número de veículos e habitantes.
Segundo Orson de Camargo, sociólogo contratado pelo Instituto, nos últimos 10 anos, o número de automóveis na cidade cresceu 62% e o de motocicletas, 40%. Também comentou que no período de 1997 a 2013, ou seja, em 16 anos o aumento da população piracicabana foi na ordem em 20% e o de veículos (carros, motos, caminhões, ônibus etc) em 108%, um alto índice no uso de veículos. Outro dado alarmante é que, em 2011, o número de habitantes por quantidade de carros era de 2,55 e o número de habitantes por veículo era de 1,55.
Até o mês de junho de 2013, segundo dados do DETRAN, Piracicaba possui 160.212 carros, 1.520 ônibus e ônibus especial atingindo um total geral de veículos de 267.088 no final deste 1º semestre.
Fonte: Divulgação
Após as apresentações, foi aberta a palavra aos participantes. Alguns presentes se colocaram à disposição para auxiliar na revisão do PDM, fizeram questionamentos relativos às microrregiões e às zonas de transição urbano/rural expandida (zetrans), respectivamente.
            O Fórum tem apresentações da cicloativista Mirian Rother, com o tema Plano Cicloviário e do funcionário público da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes – Semuttran, Luiz Carlos Rodrigues de Moraes, que apresentará uma panorama da atual mobilidade urbana de Piracicaba. Para a quarta-feira (21/08), está previsto um apanhado geral dos projetos de mobilidade, que serão apresentados pelo Diretor-Presidente do Ipplap. Acompanhe a programação e o material disponibilizado pelo Fórum no site: www.iplap.com.br



     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Antecipadamente agradecemos seu comentário.

Att.,
Mandato Coletivo