segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Debate sobre Transporte público, tarifa zero e o Direito à cidade na Câmara de Limeira

Na sexta-feira, 23 de agosto, participamos de um debate na Câmara Municipal de Limeira, mediado pela  Escola Legislativa, sobre Transporte Público, tarifa zero e o direito à cidade com o senhor Lúcio Gregori - especialista em mobilidade urbana e secretário de transporte na gestão Luiza Erundina.
Gregori iniciou o debate frisando a necessidade de se enxergar o transporte coletivo como transporte PÚBLICO e a mobilidade do cidadão como DIREITO SOCIAL.
Fonte: Divulgação

Nesse aspecto, dois pontos importantes foram considerados: a necessidade de mudança de cultura em nossa sociedade  e a mudança no formato em que se oferece a prestação desse tipo de serviço. Na opinião de Gregori, assim como a construção de um viaduto, por exemplo, a licitação do transporte público deveria ser feita de modo semelhante à uma "empreitada": estabelecer projeto de linhas de tráfego num consenso entre poder público e população; requisitos relacionados à qualidade e estrutura dos veículos, por exemplo,  e os custos: operacional, de capital e a taxa de retorno ao empresário. A tarifa, nesse caso, ficaria por conta do poder público. Mas de onde viria a verba para isso?!
IPTU progressivo! Visto como um imposto socialmente justo, no qual quem tem mais paga mais, a tarifa do transporte seria subsidiada através desse recolhimento. Uma observação importante apontada pelo palestrante foi  a chamada ' dialética da tarifa': 20% do custo da tarifa do transporte coletivo é reflexo do custo necessário para gerenciamento da própria tarifa.
Gregori ressaltou que na época de discussão sobre a  implantação do projeto de Tarifa Zero na cidade de São Paulo, 76% da população manifestou-se favoravelmente a ela. No entanto, o projeto do Executivo foi derrubado na Câmara de Vereadores por conta da pressão dos outros 24% da população - os mais abastados e que, seguindo a lógica do IPTU progressivo, subsidiariam a tarifa do transporte. Ressaltou-se também que o transporte público gratuito é um forte instrumento para melhorar o fator urbanístico numa cidade.

O Gabinete do Vereador Paulo Camolesi solicitou a van da Câmara de Piracicaba e abriu convite a todos os vereadores para que pudessem também participar do evento. Além de Storel, Hilário e Debora, Marcos Fernandes (assessor do vereador Chico Almeida – PT) e José Marcos Tessessini – participante do GT de Mobilidade – também participaram do debate.

Mais informações no site Tarifa Zero

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