terça-feira, 20 de setembro de 2016

Umberto Cantoni receberá o título de 'Cidadão Piracicabano'

Maestro Umberto Cantoni
Com uma trajetória ligada à música, Umberto Cantoni receberá da Câmara o título de "Cidadão Piracicabano", após a aprovação, na 53ª reunião ordinária, nesta segunda-feira (19), do projeto de decreto legislativo 32/2016 de autoria do vereador Paulo Camolesi (REDE).

Nascido em 1929, em Franca (SP), Cantoni é tradutor, poeta, regente de coral e professor. Estudou música em São Paulo e nas cidades norte-americanas de Nashville, Tennesee e Princeton, onde aprimorou seus conhecimentos em órgão, piano, harmonia, composição e, principalmente, regência de coral.

Membro da Igreja Metodista, Cantoni esteve à frente do coral da unidade central e do Coral Evangélico em São Paulo, na década de 1960. Foi regente dos corais da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, da Faculdade de Direito do Largo São Francisco e da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de Misericórdia.

Em 1980, passou a trabalhar na Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), onde permaneceu por 22 anos, até se aposentar, em 2002. Nela, criou o Coral do Movimento Negro e montou, em 1986, o espetáculo "Missa da Terra Sem Males", que denunciava o massacre da população indígena da América Latina por colonizadores europeus.

Divulgou o nome da universidade e da cidade com as apresentações do Coral Universitário pelo Brasil e por países como Argentina e Suíça. Em 1987, auxiliou na fundação do Núcleo Universitário de Cultura, que envolveu projetos com o teatro e o cinema como forma de educar e envolver-se com a cultura do município.

Também foi o responsável pela criação do Coral Evangélico de Piracicaba e do Festival Nacional de Canto de Águas de São Pedro.

Texto: Ricardo Vasques - MTB 49.918
Adaptado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Antecipadamente agradecemos seu comentário.

Att.,
Mandato Coletivo