quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Ata de reunião do MC de 19/08/15

Na reunião da noite de quarta-feira, 19/08, 13 pessoas compareceram à Câmara de Vereadores para mais um encontro do Mandato Coletivo.

A reflexão foi feita com base no texto do Eclesiástico III,4, e depois a discussão foi sobre a operacionalização do MC.

Alguns pontos foram enviados anteriormente aos participantes pelo gabinete:

Considerações: 1.    Às vezes um mesmo projeto é discutido em mais de um grupo e as decisões não são as mesmas; nesse caso o que aconteceu foi que o gabinete decidiu qual rumo tomar; 2.    Como há a discussão nos grupos e a consulta através de email, nós não sabemos como contabilizar isso, por ex.: um grupo chega num consenso, mas as manifestações por email são diversas ao consenso. Por fim, o gabinete acaba decidindo a respeito também;  Pontos para deliberarmos: 1.    Um projeto será discutido somente em um único grupo, ou2.    Os projetos serão discutidos em vários grupos e o vereador decide quanto à posição tomada a partir das discussões; 3.    O voto do vereador terá o mesmo peso que o de qualquer participante, ou4.    Os grupos do MC serão apenas para consulta e o voto será  decidido pelo vereador; 5.    No momento da votação o vereador do MC informará que o grupo discutiu determinado projeto e deliberou pela aprovação/rejeição, ou6.    Informar que o grupo discutiu não se faz necessário durante a reunião ordinária; 7.    Continuaremos enviando projetos por email? (em geral, nesses casos são projetos que serão votados naquela semana ou no dia seguinte e nem sempre passíveis de discussões presenciais em grupo)  Novas ferramentas: 1.    Utilizar o Grupo no facebook do MC para também propiciar a discussão de projetos?a.    Necessário convidar os participantes mais envolvidos para entrarem o grupo também.b.    Considerar a questão da discussão dos projetos em mais de um grupo.


Os participantes opinaram que o vereador deve decidir quando houver empate entre as discussões nos grupos, mas que não tem autonomia de contrariar a maioria.

O gabinete irá tentar dar melhor tratamento às compilações das manifestações, sejam elas feitas nos grupos ou virtualmente. Também foi solicitado que seja enviado junto à discussão a lei em vigor que pretende ser alterada com projeto de lei em discussão para facilitar a compreensão do caso.

Foi sugerido criação de grupo de discussão por email, assim as pessoas podem trocar opiniões sobre um projeto através do googlegroups.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Antecipadamente agradecemos seu comentário.

Att.,
Mandato Coletivo