segunda-feira, 11 de maio de 2015

Secretário de Saúde responde questionamentos sobre PSF de Anhumas


Foto: Prefeitura Municipal de Piracicaba

Através do Requerimento nº 089/2015, datado de 06 de fevereiro de 2015, o Vereador Paulo Camolesi solicitou ao Chefe do Executivo diversas informações sobre a situação da Saúde Pública no Distrito de Anhumas. Em visita ao bairro, assessores do Gabinete do vereador, em contato com a comunidade e os agentes de saúde, foram informados de vários questionamentos que foram colocados no Requerimento aprovado pela Câmara.

A comunidade criticava o fato de os agentes de saúde estarem trabalhando somente no interior da unidade e não em visitas à comunidade como se fazia tempos atrás e os agentes justificaram a necessidade de terem que trabalhar na organização interna da unidade pela ausência de um agente administrativo e um auxiliar farmacêutico. A resposta, assinada pelo Secretário Municipal de Saúde, informa ao Vereador sobre a composição da equipe do Programa de Saúde da Família preconizada pelo Ministério da Saúde e que não há previsão para os cargos de auxiliar administrativo e de farmácia. 

Quanto ao aspecto levantado pela comunidade sobre um prazo para definição se a equipe é PSF ou UBS, a resposta do Secretário informa que em Anhumas são mantidas as duas equipes: uma de UBS e uma de PSF, com suas respectivas atribuições. Portanto, permanece uma questão: porque a equipe do PSF não está cumprindo suas atribuições de visitas à comunidade?

Outro aspecto levantado foi sobre a dificuldade com veículos para as visitas que em sua maioria são a grandes distâncias, solicitando a possibilidade de um veículo ser disponibilizado integralmente para as unidades de Anhumas e Ibitiruna. A informação do Secretário é de que no momento existe um veículo disponibilizado para as duas unidades, apenas uma vez por semana e que serão liberados mais veículos gradativamente, conforme disponibilidade de recursos financeiros e humanos.

A respeito dos constantes cortes de energia afetando os trabalhos das unidades que já perderam medicamentos por várias vezes e a necessidade de compra de um gerador, resposta recebida informa que o processo licitatório para a aquisição de um gerador de energia elétrica está em fase de pesquisa de mercado. 

Ainda sobre a dificuldade com as comunicações via telefone entre as unidades e a comunidade devido à péssima qualidade do serviço de telefonia no bairro, em sua resposta o Secretário informa que embora a operadora contratada não venha medindo esforços para atender as solicitações da Secretaria, o problema se apresenta no bairro de um modo geral. E que a Secretaria está efetuando estudos técnicos no sentido de encontrar alternativas que melhorem a qualidade da comunicação. 

Quanto à dificuldade de acesso para cadeirantes e mães com carrinhos de bebês, a resposta do Secretário informa que a Municipalidade planeja reformar o espaço do Centro Comunitário de Anhumas, cedido à Secretaria de Saúde, ocasião em que serão providenciados os ajustes relativos à acessibilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Antecipadamente agradecemos seu comentário.

Att.,
Mandato Coletivo