No trabalho legislativo do Vereador, dentre outras demandas, há medidas de interesse público que as comunidades necessitam encaminhar à Prefeitura, como solicitação de corte de mato alto nas ruas do bairro, academia de ginástica ao ar livre, necessidade de tapa buracos nas vias, etc. Há três opções de encaminhamento que a comunidade pode recorrer:
1.
Protocolar na Prefeitura através do 156:
O
cidadão liga no número 156, descrevendo a demanda da comunidade. A atendente informa
o número do protocolo a quem ligou e em seguida encaminha a demanda à
Secretaria competente. De posse do número do protocolo há possibilidade de acompanhamento dessa demanda,
após 10 dias úteis.
O
registro no 156 também pode ser feito via site da Prefeitura no link “156 - Fale
Conosco”.
2.
Indicação na Câmara através de um Vereador:
De
posse da demanda da comunidade, preferencialmente acompanhado de um abaixo
assinado, o gabinete do Vereador confecciona a Indicação e protocola no Siave (sistema
que permite protocolar documentos). A Indicação é uma propositura em que o
Vereador sugere aos poderes competentes medidas de interesse público.
Esse
documento é inserido na Pauta da Ordem do Dia e lido pelo Secretário, se
tornando oficial é encaminhado na sequência ao Departamento Legislativo da
Câmara, que remete à Secretaria competente da Prefeitura para as devidas
providências.
3.
Inserção de demandas no site da Prefeitura diretamente aos Secretários:
Se a comunidade optar por enviar
sua demanda diretamente ao Secretário da pasta pertinente ao assunto, os
caminhos deverão seguir da seguinte forma:
- Entrar no site da
Prefeitura: www.piracicaba.sp.gov.br
- Clicar no link “Prefeito e
Secretários”
- Localizar a Secretaria de
interesse
- Enviar o email diretamente
ao Secretário.
É importante divulgar estas
formas de acesso ao Executivo para que possamos ser cidadãos ativos no cuidado
da nossa cidade e cobrar ações para o bem comum!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá!
Antecipadamente agradecemos seu comentário.
Att.,
Mandato Coletivo