quarta-feira, 11 de junho de 2014

Assessoria do Mandato Coletivo participa de ato por mais segurança aos ciclistas


Na quarta-feira, 04/06/14, cerca de 1.500 pessoas participaram de bicicletada  organizada por amigos do estudante da Esalq Nikolas Gomes, o Gueta, morto no final deste mês de maio num acidente de trânsito. Nikolas, de 20 anos, estava de bicicleta e morreu numa colisão com um ônibus de transporte público.
Na manifestação, participantes pintaram artesanalmente uma ciclofaixa durante o percurso na avenida Independência e demais vias do entorno, a qual vem sendo utilizada pelos ciclistas e respeitada pelos motoristas, também conforme informado pela mídia piracicabana. Para homenagear Nikolas, uma ghost bike (bicicleta fantasma, em tradução livre) foi instalada na esquina da avenida Independência com a rua Regente Feijó, local do acidente. A ghost bike, além de um memorial, é um lembrete aos motoristas para compartilharem as ruas com os demais meios de locomoção.
O Mandato Coletivo, através do vereador Paulo Camolesi, protocolou várias proposituras relacionadas à mobilidade urbana na cidade, promoveu visita técnica a cidades que possuem um sistema já implantado de ciclovias e sugeriu várias medidas ao Executivo relacionadas ao incentivo da bicicleta como meio de transporte. Um deles é a obrigação aos novos condomínios de destinarem um espaço à bicicletários, incentivando os moradores a realizarem pequenos e médios trajetos com a bicicleta, deixando o carro na garagem. Vale ressaltar que Piracicaba possui uma verba de R$ 500.000, 00 somente para um estudo para implantação de projeto cicloviário. Hoje o município não possui nem 10 km de ciclovia e ciclofaixas, cuja maioria foi implantada de forma inadequada.
Durante o ato, ciclistas empurravam suas bicicletas ocupando as ruas junto também com pedestres. No manifesto estavam presentes muitos jovens, mas também crianças pequenas acompanhadas dos pais e também vários idosos. Palavras como “investimento”, “chega de morte” e “Gueta vive” eram cantadas durante a passeata todo o tempo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Antecipadamente agradecemos seu comentário.

Att.,
Mandato Coletivo