quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

"Aliança Missericórdia" receberá prêmio Madre Tereza de Calcutá de Direitos Humanos, em Piracicaba


União e confraternização fazem parte do dia a dia da entidade

Como parte da celebração do “Dia Internacional de Direitos Humanos”, a Câmara de Vereadores de Piracicaba instituiu, através da Resolução nº 18/1998, o Prêmio “Madre Tereza de Calcutá” de Direitos Humanos a ser outorgado anualmente, nessa data, a pessoa ou entidade que tenha se destacado na defesa dos direitos fundamentais da pessoa humana.
E neste ano de 2014, a Comissão de Direitos Humanos da Câmara, composta pelos vereadores Luiz Arruda , presidente, João Manoel dos Santos, relator e Paulo Camolesi, membro, deliberou conferir o referido Prêmio à Associação Aliança de Misericórdia que atua em nossa cidade desde o ano de 2006, mantendo quatro casas para acolhida de adultos em situação de rua e/ou drogadição: a casa de acolhida masculina com capacidade para 80 homens, dentre eles, 24 idosos; a casa de acolhida feminina com capacidade para 16 mulheres e 10 crianças; a casa de reinserção social masculina com capacidade para 12 homens; a casa de passagem (triagem), na cidade de Rio das Pedras com capacidade para 25 homens adultos.
Projeto é desenvolvido com retalhos doados
Atualmente existem dois projetos em andamento que ajudam na laborterapia e sustentabilidade das casas: a horta orgânica e a oficina de costura. Na casa masculina, a “Horta da Felicidade” tem sido desenvolvida para o abastecimento interno e comercialização das mais de 30 variedades de produtos como hortaliças, legumes e frutas da estação que são comercializados semanalmente, além de ajudar a desenvolver a esperança de uma vida nova entre os abrigados. Eles são estimulados a cultivar as plantas sem nenhum tipo de agrotóxicos, para estabelecer um paralelo com o projeto de vida pessoal, sem nenhum tipo de produto químico/drogas.
Na casa feminina, no sítio chamado Poço de Jacó, o trabalho desenvolvido é na oficina de costura com o projeto que levou o nome de “Costurando Novas Vidas”. Com doações de retalhos recebidos de uma empresa, preparam-se bolsas recicláveis, aventais, jogos americanos, lixeira para carro, dentre outros produtos que são divulgados para venda nas redes sociais e eventos promovidos pela Associação, cuja renda é destinada à manutenção da casa.
É importante destacar que a Associação Aliança de Misericórdia foi fundada no ano de 2000, tem sua sede na cidade de São Paulo e está presente em 43 cidades do Brasil. Também atua em vários países da Europa e da América, envolvendo hoje, 425 missionários, 320 funcionários e mais de 800 voluntários.
Horta é cultivada sem agrotóxicos
A entrega do Prêmio pela Câmara, acontecerá em reunião solene a ser realizada no próximo dia 12 de dezembro, sexta feira, às 19hs30min. numa das casas da Aliança, situada à Rua Conversa Mazzero, 165, no bairro Dois Córregos (próximo à indústria Quimpil). Para conhecer mais detalhes sobre a entidade pode-se acessar o site: www.misericordia.com.br ; fones 19 3377-5495 e 99775-5327.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Antecipadamente agradecemos seu comentário.

Att.,
Mandato Coletivo