quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Colorindo o Bairro: projeto de arborização nos Jardins Ipanema e Amã

Concentração no Centro Comunitário do Jardim Ipanema
A manhã do último sábado, 30 de novembro, foi especial para os moradores dos bairros Jardim Ipanema e Amã. Depois de pesquisas desenvolvidas entre parcerias e contatos com os moradores da localidade, durante todos este ano, foi dada a largada para a implantação do Projeto Colorindo o Bairro, o qual conta com a participação de alunos e professores da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP) e da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), além de profissionais da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sedema) e do apoio do Mandato Coletivo. Cerca de 25 pessoas participaram do lançamento do projeto que foi marcado pela conscientização dos moradores sobre a necessidade do plantio de árvores e plantio de três resedás, espécie arbórea muito ornamental pela coloração de suas flores.
         A concentração das pessoas aconteceu no Centro Comunitário do Jardim Ipanema e, de acordo com o coordenador do projeto, Thiago Cerqueira Lazier, o objetivo não é apenas o plantio, mas desenvolver a consciência social e ambiental dos moradores, além da interação entre alunos e moradores e finaliza: “Plantamos árvores para colhermos cidadão”.
         É importante destacar também a participação do Prof. Dr. Ciro Abbud Righi, da ESALQ e alunos de graduação e pós graduação que acompanharam e auxiliaram no plantio das árvores. Outro fato que foi destaque na abertura foi o depoimento da aluna intercambista chilena Carla, da ESALQ, a qual disse que em seu país não é feito trabalho dessa natureza com a participação da comunidade. “No Chile é a prefeitura de cada cidade que o realiza o plantio”, complementa a aluna.
Primeira árvore do projeto é plantada

         Agora é aguardar o início do ano que vem, quando o grupo volta aos trabalhos, dando sequência ao planejamento elaborado no decorrer deste ano, contando sempre com a participação e adesão das comunidades. Espera-se que com esta iniciativa, já desenvolvida também em outras localidades, a qualidade de vida da comunidade melhore, considerando um maior envolvimento entre os vizinhos, o cuidado e respeito como meio ambiente e que apreciem sombra das árvores e as cores das flores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Antecipadamente agradecemos seu comentário.

Att.,
Mandato Coletivo